quarta-feira, 19 de agosto de 2009

REFRIGERANTE PODE DESENVOLVER CÂNCER

05-08-2009 às 19:46 h

Mesmo após alerta sobre as substâncias cancerígenas, refrigerantes mantém a fórmula.
Em maio deste ano, postei uma reportagem sobre uma análise da presença de substâncias cancerígenas nos refrigerantes. Relembre a matéria.

Então, após três meses nenhuma providência foi tomada, seja por parte das empresas, ou dos órgãos competentes. Segundo o Ministério da agricultura não existe limite estabelecido para o benzeno, porém é de conhecimento mundial que o benzeno é potencialmente cancerígeno e que produtos com mais de 5 microgramas por litro da substância devem ser retirados do mercado ou reformulados, como aconteceu nos EUA, Canadá e Reino Unido em 2006.Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e o Ministério da Agricultura, o benzeno não é adicionado diretamente ao refrigerante. A substância é formada pela reação do ácido benzóico com o ácido ascórbico, presentes na bebida. Mesmo assim, parece-me que a própria Anvisa esqueceu de que em 2003 proibiu a fabricação, distribuição e comercialização de qualquer produto que contenha o benzeno.Espero que com os resultados da pesquisa os órgãos reguladores competentes revejam a composição das bebidas e façam a substituição de algum ou de ambos os ácidos.
Enquanto isso, o aconselho a evitar tomar algum dos refrigerantes reprovados no teste. Mesmo que não pare de vez, evite tomá-lo com freqüência.



Leia mais sobre saúde.
Jeferson Machado,Farmacêutico Bioquímico Clinico.
Matéria informativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário