quarta-feira, 22 de abril de 2009

A INTERNET NO BRASIL

As primeiras notícias sobre redes interligadas no Brasil surgiram em 1988, quando universidades e centros de pesquisas buscavam comunicar-se com instituições nos Estados Unidos.
Pioneira nessa questão, a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo) liderada por Oscar Sala, lançou a idéia de criar uma rede que conectaria uma rede no Brasil e outra nos EUA.
Em 1989, nasce a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), criada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. Essa rede aumentou o número de redes conectadas, formando a "espinha dorsal" da futura Internet no Brasil. Em 1991, a "espinha dorsal " é inaugurada. Mas somente professores, estudantes e membros associados podiam usufruir dessa comunicação.
O governo brasileiro decide abrir a Internet aos provedores comerciais privados em 1995. Com isso, chega o acesso à Internet para as pessoas em suas casas. Dois anos mais tarde, em 1997, inicia-se um grande investimento em tecnologia de redes avançadas, sendo possível até a entrega do Imposto de Renda via Internet.
Em 1999, 2,5 milhões de pessoas já tinham o acesso à rede mundial de computadores.
Acredita-se que hoje, no Brasil, o número de usuários seja superior a 8 milhões e o número de sites comerciais com final ".com.br" esteja chegando a 400 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário